segunda-feira, 6 de Maio de 2024  23:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Molotoff

Molotoff

Comece por bater as claras. Quando estiverem meio batidas, junte 2 colheres de açúcar e continue a bater sem parar até ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-04-2005

Reformulação para doze equipas


Campeonatos Nacionais da II e III Divisão

É uma velha pretensão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em reformular os Campeonatos Nacionais da II Divisão B e da III Divisão. O objectivo é diminuir os clubes do quadro competitivo actual. A proposta, sujeita ainda a alterações, passa pela criação de séries de 12 clubes, com poules finais, e pela elaboração de uma série Madeira na III Divisão.

QUEM NÃO SE APETRECHAR, SUJEITA-SE A DESCER!

O projecto já foi apresentado pela FPF, mas será sujeito a apreciação dos sócios até ao dia 21 de Maio, dia em que deverá decorrer uma reunião para serem discutidas eventuais alterações. Depois, a 25 de Junho está prevista a realização de uma assembleia-geral, na qual o objectivo é a aprovação da reformulação dos quadros competitivos.

Uma das mudanças mais visíveis prende-se com a redução das séries para doze clubes, a duas voltas, findas as quais, os seis primeiros discutirão a subida de divisão e os seis últimos lutarão para não descer, mudança válida tanto para a II Divisão B como para a III Divisão.

Com tudo isto, os clubes, a competir nos escalões nacionais, não profissionais, passam de 172 (actualmente) para 140 (na época 2007/2008), quando o projecto entrar definitivamente em vigor.

Na reformulação dos quadros competitivos não profissionais, a FPF deseja a subida de quatro clubes da II B para a Liga de Honra, mas aqui aquele organismo não “joga” sozinho, dado que terá que haver um parecer da Liga Profissional de Clubes.

Os dirigentes dos clubes há muito que apregoam mudanças ao nível do quatro competitivo do futebol português, não só no futebol profissional como no não profissional. Neste, os clubes queixam-se da falta de competitividade, mas, principalmente, das longas deslocações, da falta de receitas e adeptos a assistir aos jogos.

Mas, se assim desejam, o que é de todo compreensível, também há o outro lado da questão, a parte desportiva jogada dentro das quatro linhas. O projecto da FPF prevê que a época de transição, seja já a próxima, a época 2005/2006 (ver quadro à parte). Nesse contexto, um terço dos clubes terá que descer de divisão. Por exemplo: nos campeonatos que estão actualmente inseridos e com a sua situação (manutenção) clarificada, Oliveira do Bairro e Anadia, para a próxima época, ainda num universo de um campeonato com 20 clubes, descem os oito e sete últimos de cada série, respectivamente na II B e III Divisão.

E aqui entronca a velha questão: quem quiser continuar num quadro competitivo elevado, caso dos dois clubes acima citados, terá que se apetrechar convenientemente para que no final da época não sofra nenhum dissabor. Porque, sejamos realistas, e concordando em absoluto com as eventuais transformações dos campeonatos não profissionais, a sua reformulação devia ser feita de forma gradual. Acreditamos que muita gente irá ficar pelo caminho!

Manuel Zappa

POSSÍVEL FIGURINO

II Divisão B

Época de transição 2005/2006

Três séries de 20 clubes.

Sobem à Liga de Honra: 4 (três primeiros mais vencedor de poule entre segundos).

Descem da Liga de Honra: 8

Descem à III Divisão: 24 (oito últimos de cada série).

Sobem da III Divisão: 12 (dois primeiros de cada série).

Época 2006/2007 e seguintes

4 séries de 12 clubes (divididos depois em duas poules, seis primeiros e seis últimos).

Sobem à Liga de Honra: 4 (vencedores das quatro poules).

Descem à III Divisão: 12 (três últimos de cada poule do 7.º ao 12.º).

Sobem da III Divisão: 12 (dois primeiros de cada poule).

III DIVISÃO

Época de transição 2005/2006

6 séries de 18 clubes + série Açores de 10 clubes.

Sobem à II Divisão B: 12 (dois primeiros de cada série).

Descem da II Divisão B: 24 (oito últimos de cada série).

Descem aos Regionais: 42 (sete últimos de cada série).

Sobem dos Regionais: 18

Época de transição 2006/2007

Seis séries de 16 clubes + série Açores de 10 clubes + série Madeira de 10 clubes.

Sobem à II Divisão B: 12 (dois primeiros de cada série).

Descem da II Divisão B: 12 (três últimos de cada poule do 7.º ao 12.º).

Descem aos Regionais: 42 (sete últimos de cada série de 16).

Sobem aos Regionais: 18

Épocas seguintes

Seis séries de 12 clubes (divididos depois em duas poules, seis primeiros e seis últimos) - série Açores de 10 clubes + série Madeira de 10 clubes.

Sobem à II Divisão B: 12 (dois primeiros das seis poules).

Descem da II Divisão B: 12 (três últimos de cada poule do 7.º ao 12.º).

Descem aos Regionais: 18 (três últimos de cada poule do 7.º ao 12.º).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®